MUNICÍPIO DE GUAPIAÇU
FECHAR

Simbolos

Bandeira de Guapiaçu



A Bandeira de Guapiaçu, assim se descreve; de azul, com três faixas onduladas de branco e um círculo central de branco, brocante, carregado do brasão de armas do município de Guapiaçu, em 14m (quatorze módulos) de altura por 20m (vinte módulos) de comprimento; as faixas, tem 2m (dois módulos) de largura, o circulo central tem 8,5m (oito módulos e meio) de diâmetro e o Brasão de Armas neste aplicado, tem 6,5m (seis módulos e meio) de altura.

De acordo com a Lei nº 538/76 de 10 de Setembro de 1976.

Brasão de Armas do Município


O Brasão de Armas de Guapiaçu foi idealizado pelo Dr. Lauro Ribeiro Escobar do Conselho Estadual de Honrarias e Mérito.

O Brasão de Armas instituído tem a seguinte interpretação:
I – O escudo ibérico era usado em Portugal na época do descobrimento do Brasil e sua adoção evoca os primeiros colonizadores e desbravadores da nossa Pátria.

II – A cor azul (Blau) tem significado heráldico de nobreza, dignidade, doçura, formosura, justiça, firmeza incorruptível preservação, zelo e lealdade, referindo-se aos atributos de administradores e munícipes no relacionamento leal e no firme propósito de trabalhar pelo engrandecimento do município.

III – As faixetas onduladas de prata, indicam as riquezas hidrográfica do município, por representarem os rios, pois até o nome “Aguas Claras”, anterior ao atual nome Guapiaçu, já o demostrava.

IV – O Metal prata é símbolo de felicidade, pureza, franqueza, verdade, integridade, amizade, lembrando ainda o ambiente sadio de que desfrutam os munícipes.

V – Sobre as faixas onduladas que lembram os rios e a prata, uma Faixa Dourada que tem significado de Chefe de Ouro, que é peça honrosa de primeira classe e o metal ouro representa riqueza, esplendor, generosidade, nobreza, glória, poder, força, fé, prosperidade, soberania e mando objetivo dos munícipes, que para a prosperidade de Guapiaçu, constroem seu progresso.

VI – Sobre a faixa de Ouro, três flechas evocam São Sebastião, o Santo padroeiro de Guapiaçu.
O colorido das flechas é vermelho (Gales) representam coragem, valor galhardia, nobreza, generosidade e honra.

VII – A coroa mural é o simbologia da Emancipação Política, é de prata, com 8 torres, das quais apenas cinco estão aparentes e as portas abertas sable (preto) indicam o caráter HOSPITALEIRO, do povo de Guapiaçu.

VIII – Os ramos de laranjeira e cafeeiro, produzindo, proclamam a fertilidade das terras generosas de Guapiaçu.

IX – O Listel (a faixa onde está escrito) o nome Guapiaçu Identifica o Município.

De acordo com a lei nº 538/76 de 10 de Setembro de 1976, Prefeito Municipal Alcides Bega.

Compartilhe: