MUNICÍPIO DE GUAPIAÇU
FECHAR

RESIDÊNCIA TERAPÊUTICA

Quinta-feira, 25 de abril de 2019

Créditos: Assessoria de Comunicação

O Serviço Residencial Terapêutico (SRT) ou Residência Terapêutica, é um local de moradia, destinado a pessoas com transtornos mentais que não possuem o convívio familiar. O numero de pacientes para o local, pode variar de 01 até no Maximo 08 pessoas, que deve contar sempre com o suporte profissional. 

O objetivo de ter a Residência e, dos profissionais da área, é fazer com que essas pessoas, voltem a se socializar, busquem um novo sentido a vida e tenham um lar. Muitas vezes, o fato de sentir o abandono familiar, pode fazer com que agrave o problema, então, os profissionais, fazem o trabalho, para suprir esse tipo de sentimento. 

- ´´ Essas pacientes são anjos que foram colocados em meu caminho, sinto um amor muito grande por elas e a recíproca é verdadeira`` - Relata a Tec. De Residência Terapêutica Bia.

Além de todo tratamento que as pacientes recebem, também fazem acompanhamento no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), com a Enfermeira Simone.

- ´´ Elas fazem parte das ´´Oficinas Terapêuticas``, treinando a parte de coordenação motora e também, a interação social, com trabalhos dinâmicos, como: Artesanatos e pinturas `` - Relata a Enfermeira. 

Hoje, a Cidade de Guapiaçu, possui uma entidade com 04 pacientes, mais, os profissionais que dão suporte. Para manter a moradia o Governo Estadual, manda toda a verba, a parte de alimentação é mantida pela Prefeitura Municipal em parceria com a Cozinha Piloto do município. No dia a dia, as comidas vão prontas para consumo, mandadas pela Cozinha Piloto e, aos finais de semana, são feitas pelas próprias cuidadoras, usando para consumo, os alimentos que ficam em estoque.

Ao todo são 04 cuidadoras, que dividem os horários em escalas, sendo elas: Telma/Paula/Rosalina e Rosana, que são orientas pela Tec. De Residência Terapêutica Bia e ainda contam com a profissional da limpeza Denise, que mantém o local sempre limpo e higienizado.

O Projeto conta com total apoio da Prefeitura Municipal de Guapiaçu, não tem fins lucrativos.

Para quem quiser acompanhar e saber mais sobre o trabalho, pode acompanhar também na página: Residência Terapêutica - Feminina Guapiaçu/SP


Compartilhe: